Ir para conteúdo principal
Edição de Gráficos

Entenda como formatar gráficos e escolher intervalos adequados de X e Y para destacar informações relevantes

F
Escrito por Fernanda Franca
Atualizado há mais de uma semana


Em alguns momentos, o gráfico gerado no Geolabor fica desconfigurado (não aparece, não está centralizado, entre outros). Caso esse seja seu o caso, é provável que o intervalo de dados precise ser alterado. Neste artigo, vamos ajudá-lo (a) a solucionar esse problema.

Exemplo de gráfico desconfigurado


É possível editar o intervalo dos eixos clicando no botão de Configurações (símbolo da engrenagem) ao canto superior direito do gráfico.

Botão de Configurações


A tela "Configurações do gráfico" será aberta e nela é possível alterar valores máximos e mínimos dos eixos X e Y. Insira os valores que mais se adequam ao seu caso.

Tela de Configurações do gráfico


Finalmente, clique no botão "Salvar" para alterar o gráfico. Não se preocupe! Pode ser que na primeira tentativa os valores ainda não sejam ideais. Caso necessário, basta clicar na engrenagem e alterar os parâmetros novamente, até obter a visualização satisfatória.

Gráfico com valores adequados dos eixos X e Y

Ajustando os campos secundários das Configurações


Agora vamos aprender o significado dos campos "Intervalo labels eixo" e "Intervalo na grade" da caixa de configurações. Só é necessário preenchê-los caso seja requerida mais exatidão na análise do gráfico.

Campos secundários nas Configurações do gráfico

  • "Intervalo labels eixo" refere-se à quantidade de marcadores numéricos apresentados nos eixos X e Y. 

  • "Intervalo na grade" refere-se à quantidade de linhas (horizontais ou verticais) mostradas no gráfico, e nos permite identificar com mais clareza onde o ponto ótimo está localizado.

Tomemos como exemplo o gráfico abaixo, no qual quer-se identificar com mais exatidão os parâmetros do ponto ótimo.

Gráfico de exemplo para melhoria da exatidão


Abrindo as configurações do gráfico, na aba Y, alteraremos "Intervalo de labels eixo" (ou seja, a quantidade de marcadores numéricos mostrados no eixo).

Alteração no campo de labels

Perceba como, nesse caso, a visualização ficou menos favorável, já que os números estão sobrepostos.

Exemplo de intervalo de labels inadequado


Vamos então retornar à configuração anterior de "Intervalo labels eixo" (deixar em branco) e alterar "Intervalo na grade". Nosso objetivo agora é aumentar a quantidade de linhas horizontais no gráfico.

Gráfico após a alteração dos campos secundários na aba Y


Perceba que passaram a existir mais linhas horizontais e que a quantidade de números escritos no eixo Y voltou a ser como era antes. Pode-se visualizar com mais clareza o valor da Massa Específica Seca Máxima (nesse caso, corresponde a 1,824 g/cm³).

Poderíamos ter aumentado ainda mais a quantidade de linhas do eixo Y, como mostram as imagens:

Criação de mais linhas horizontais

Cabe ao usuário optar pela visualização mais conveniente.

Agora vamos alterar os mesmos campos na aba "X". Serão criadas mais linhas verticais e aumentar-se-á a quantidade de labels no eixo X.

Gráfico finalizado com campos secundários alterados


A visualização satisfatória depende da necessidade do usuário do Geolabor e do ensaio a ser ajustado. Muitas vezes, é suficiente alterar os campos "Inicial" e "Final". Com poucos ajustes, o usuário já estará acostumado a escolher os intervalos mais adequados.

Isto respondeu à sua pergunta?