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Controle de compactação das camadas de uma obra no Geolabor Campo

Entenda como cadastrar uma amostra, executar um ensaio e verificar, automaticamente, o atendimento às especificações técnicas de projeto

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Escrito por Produto
Atualizado há mais de uma semana

No aplicativo Geolabor campo, após selecionar uma obra, serão exibidas as suas subdivisões de áreas construtivas (ou praças/faixas de trabalho). Ao selecionar uma dessas áreas, o usuário terá acesso a todas suas camadas já realizadas ou planejadas.

Dentro da tela de uma camada, é exibido para o usuário um botão flutuante com o ícone de adição (+) onde o usuário poderá acessar a tela de registro de campo das amostras e iniciar o processo de lançamento das informações do controle de compactação das camadas.

Registros das Amostras

Ao clicar em "Registros de Campo de Amostras" serão apresentados para o usuários os seguintes campos para serem preenchidos:

  • Campanha: campo de lista onde o usuário deverá selecionar a campanha daquela amostra

  • Local: campo de texto onde o usuário poderá indicar a localização daquela amostra na área de uma obra.

  • Área: campo que exibe a área da obra daquela amostragem

  • Camada: campo que exibe o identificador/número da camada daquela amostragem

  • Tipo: campo de lista para a seleção do tipo da amostra.

  • Tipo de amostragem: caso o tipo selecionado seja amostra indeformada, as as opções de amostragem disponíveis no Geolabor serão exibidas. Obs.: ponto refere-se a um tipo de amostra cujos ensaios foram executados diretamente em campo. Exemplo: ponto onde foi executado um ensaio de controle de compactação (método de Hilf).

  • Coordenadas: campo de coordenadas no formato UTM.

  • Data e hora de coleta: campo de data para que seja informado o dia de coleta da amostra e o seu horário.

Após salvar o preenchimento das informações, será exibida a tela de detalhes desse registro de campo da amostra. Nessa tela poderá ser informado os ensaios a serem realizados nessa amostra e, também, ser feito um registro fotográfico.

Ao clicar no botão " + (Mais)" na tela aba das fotos será permitido ao usuário tirar uma foto ou anexar alguma foto existente ao Geolabor.

Execução dos Ensaios

Na aba de ensaios ao clicar no botão "Novo Ensaio" será exibido um formulário e os seguintes campos deverão ser preenchidos:

  • Tipo: tipo do ensaio a ser executado. Ex: controle de compactação pelo método de hilf

  • Laboratório: laboratório que executará o ensaio

  • Data de Início

  • Horário de Início

Após preencher essas informações, o usuário poderá acessar a tela de execução dos ensaio ao clicar no registro do ensaio,

Em um ensaio, os campos de entrada são apresentados na cor branca, enquanto os campos calculados pelo Geolabor são apresentados na cor cinza.

Normalmente, um ensaio apresenta um conjunto de diferentes procedimentos que estão agrupados de acordo com uma ordem lógica. Alguns procedimentos apresentam seções do tipo "Determinações". Nelas é possível adicionar mais determinações clicando no botão "+", exibido abaixo.

O ensaio é calculado em tempo real a partir do momento em que o usuário insere informações nos campos de entrada.

É importante ressaltar que o Geolabor salva automaticamente todos os dados inseridos. Portanto, pode-se deixar a página de execução do ensaio a qualquer momento sem perda de informações.

Validação dos Critérios de Aceitação de uma Camada

Na parte superior da tela de execução de um ensaio, é exibido um quadro onde são informados os critérios de aceitação para uma camada naquela área da obra onde a amostra foi cadastrada.

Após executar um ensaio (ou os procedimentos que resultam nos parâmetros de avaliação do critério), clicar no ícone da calculadora faz com que o Geolabor compare os resultados obtidos no ensaio com a especificação técnica do projeto. Caso o resultado esteja de acordo com as especificações será exibido um ✔ no quadro, caso contrário será exibida uma ❕.


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