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Aprenda como configurar um contrato, no Geolabor, para as investigações geotécnicas de campo
Aprenda como configurar um contrato, no Geolabor, para as investigações geotécnicas de campo

Configure a relação entre as atividades de campo e os itens de escopo de um contrato.

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Escrito por Produto
Atualizado há mais de uma semana

Os contratos necessitam ser configurados previamente no Geolabor Serviços de Campo, indicando quais atividades pertencem a ele e qual a relação existente entre essas atividades e os itens de escopo já cadastrados no Geolabor Planejamento. Essa configuração é um pré-requisito para a elaboração de um Diário de Obra no contrato, e é uma das configurações mais complexas do sistema, exigindo certo grau de abstração.

As atividades, no contexto de um contrato, podem ser adicionadas de 3 maneiras diferentes e isso terá uma influência em seus comportamentos:

  • Inseridas na aba “Outras Atividades”: essas atividades estarão ativas em todas as campanhas do contrato e não possuem nenhum vínculo com itens de escopo do contrato. Ideal para atividades de saúde e segurança, de período improdutivo e atividades apoio que independem do tipo de serviço a ser executado.

  • Inseridas na aba “Escopo” e sem indicação do item de escopo: essas atividades estarão ativas em uma campanha quando o item de escopo ao qual elas pertencem existir na campanha. São ideais para atividades de apoio que só existem considerando um serviço específico (item de escopo) a ser executado.

  • Inseridas na aba “Escopo” e indicadas como item de medição de um item de escopo: essas atividades estarão ativas em uma campanha quando o item de escopo existir na campanha e a sua execução irá contabilizar o item de escopo. Ideal para atividades fim. Ex: sondagens e perfurações.

Exemplo:

Na imagem acima, temos um item de escopo chamado Sondagem Geotécnica Hidráulica em Solo/Saprolito/Rocha alterada (testemunhada) - Diâmetro N - Vertical. Nele, foram vinculadas em Serviços de Campo 12 atividades: 10 atividades de apoio e duas atividades que contabilizam o item de medição.

No preenchimento de um diário de obra, serão exibidas para registro todas as atividades listadas acima desde que o item do escopo tenha sido inserido na campanha, em Planejamento. Para o preenchimento por parte do coordenador, ao selecionar uma atividade indicada como item de escopo, o item de escopo do contrato será exibido na tela de edição da atividade. Caso exista mais de um item de escopo para uma mesma atividade fim, um deles deverá ser selecionado para que a atividade executada seja computada.

A tela abaixo mostra uma campanha, a C1041, configurada em Planejamento. Essa campanha possui dois itens de escopo do contrato associados, os itens "item 1" e "item 4". Em Serviços de Campo, uma mesma atividade foi atribuída a esses dois itens de escopo, e registrada como item de medição: Deslocamento entre Pontos de Sondagem. Em Campo, ao registrar um Diário de Obra para essa campanha e selecionar, então, a atividade Deslocamento entre Pontos de Sondagem, o sistema pede que escolha-se a qual item de escopo pertence a atividade.

Obs: como mencionado anteriormente, a configuração dos contratos é uma das funcionalidades de maior complexidade do Geolabor e esse “custo” está relacionado ao benefício de se ter uma configuração mais simples das campanhas (feita a partir da seleção dos itens de escopo da campanha, no Geolabor Planejamento).

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