Ir para conteúdo principal
Cadastro de Amostras de Laboratório

Entenda os tipos de cadastro das amostras e seus atributos obrigatórios e opcionais

Produto avatar
Escrito por Produto
Atualizado há mais de uma semana

O registro das amostras no Geolabor pode ser feito de diferentes maneiras: a partir de um lote de amostras de um contrato, individualmente na tela de uma campanha, ou a partir de um registro de amostra de campo criado no aplicativo Geolabor Campo.

As amostras são codificadas a partir do número do contrato. Esse código da amostra é gerado de modo sequencial para cada contrato, seguindo o seguinte padrão:

As amostras registradas no Geolabor possuem os seguintes atributos:

  • Nome: campo de texto para indicação do nome da amostra.

  • Tipo: campo de lista para a seleção do tipo da amostra.

  • Tipo de amostragem: caso o tipo selecionado seja amostra indeformada, as opções de amostragem disponíveis no Geolabor serão exibidas. Obs: ponto refere-se a um tipo de amostra cujos ensaios foram executados diretamente em campo. Exemplo: ponto onde foi executado um ensaio de controle de compactação (método de Hilf).

  • Data de coleta: campo de data para que seja informado o dia de coleta da amostra.

  • Amostra vinculada: campo de lista para criar um vínculo entre um par de amostras. Geralmente indicado para relacionar uma amostra indeformada do tipo bloco à sua amostra deformada coletada simultaneamente.

  • Quantidade (kg): campo exibido quando o tipo deformada é selecionado. Representa a quantidade da amostra deformada recebida no laboratório.

  • É uma mistura?: campo exibido quando o tipo deformada é selecionado. Serve para indicação de amostras geradas a partir da mistura de outras amostras. Ao indicar sim na resposta, uma seção para indicação das amostras de origem e seus percentuais na mistura será exibido.

  • Dimensões: campos contextuais para indicar as dimensões das amostras do tipo indeformada (bloco, shelby ou denison).

  • Local: local de origem da amostra.

  • Profundidades: indicação das profundidades do furo ou poço de inspeção, por exemplo, de onde foi retirada à amostra.

  • Coordenadas: o cadastro de uma amostra possui diversos campos de coordenadas, todos no formato UTM. Elas podem ser as coordenadas do projeto, locada com GPS manual, cadastrada com equipamento de precisão topográfica ou somente estimada.

Após registrada, o Geolabor cria etiquetas de identificação para as amostras que podem ser impressas. Essas etiquetas, além das informações da amostra, possuem QR Code e leitor de código de barras que permitem acesso direto à sua tela de detalhes.

LOTES DE AMOSTRAS

Indicado para o caso de recebimento externo ou de grande quantidade de amostras, o lote permite que múltiplas amostras de um contrato sejam cadastradas simultaneamente, além de gerar um controle de entrada das amostras no laboratório.

O formulário de recebimento de um novo lote de amostras pode ser encontrado em Lotes de Amostra > Novo Lote. Ele exige a indicação do contrato ao qual pertencem as amostras, o preenchimento da quantidade de amostras recebidas por tipo, do responsável pela coleta, do responsável pela entrega e da análise da conformidade das embalagens.

Cada lote gera, também, código sequencial a partir do número do contrato do tipo LXXXX-YYY

Após o registro do lote, podem ser inseridas fotografias das amostras. Em seguida, as amostras deverão ser, então, registradas (individualmente ou em grupo, através da importação de um arquivo .csv) e, por fim, vinculadas à campanha de investigação em que pertencem.

O vínculo das amostras de um lote de um contrato à uma campanha é feito em Tela de detalhes de uma campanha > Vincular.

Os lotes de amostras possuem um atributo de status para o controle de registro das amostras recebidas no laboratório. O status do lote é pendente enquanto alguma das amostras não foi registrada e completo quando todas as amostras do lote, recebidas no laboratório, estão registradas e identificadas.

Por fim, um comprovante do lote de amostras pode ser gerado, ao clicar no ícone do envelope na tela de detalhes de um lote para ser impresso e assinado pelos responsáveis, caso necessário.

REGISTRO INDIVIDUAL DE AMOSTRAS DE UMA CAMPANHA

Desde que habilitado nas configurações de um contrato, no Geolabor Laboratório, amostras podem ser cadastradas diretamente na tela de detalhes de uma campanha.

Essa é a maneira mais direta de registrar amostras, individualmente, no Geolabor.

O registro individual de uma amostra de uma campanha pode ser feito em Tela de detalhes de uma campanha > Nova Amostra


REGISTRO DE AMOSTRAS NO GEOLABOR LABORATÓRIO A PARTIR DO REGISTRO DE AMOSTRAS DE CAMPO

Os registros de campo são opcionais e podem ser criados no aplicativo mobile e offline first Geolabor Campo no seguinte caminho: Registros de Campo > Amostras > Novo.

São indicados para serem utilizados por equipes de campo que estejam fazendo coleta ou ensaios in situ.

Registros de campo de amostras criados ficam pendentes até que as suas informações sejam complementadas no Geolabor Laboratório, transformando-os em registros de amostras de laboratório.

Os registros de campo das amostras possuem atributos semelhantes ao das amostras do laboratório O código do registro possui os dados do usuário responsável, do dispositivo utilizado, da data de criação e um sequencial – de modo que se assegure que os códigos sejam únicos e rastreáveis.

Após o registro de campo de uma amostra é possível anexar ou tirar fotografias dela.

As próximas etapas do cadastro de amostras a partir do registro de campo ocorrem no aplicativo Geolabor Laboratório. Na tela da campanha, ao clicar no botão “Registros de Campo”, os registros pendentes (que ainda não foram registrados como amostra do laboratório) são exibidos e é solicitado o preenchimento dos campos necessários para que ele seja convertido em uma amostra no Geolabor Laboratório.

Após a confirmação da importação e dos registros de amostra de campo em amostras do laboratório, o processo estará concluído.

Isto respondeu à sua pergunta?