Ir para conteúdo principal
Cadastro de uma nova área de obra

Entenda como e quando cadastrar uma nova área em uma obra existente no Geolabor

Produto avatar
Escrito por Produto
Atualizado há mais de uma semana

As áreas de uma obra representam uma delimitação espacial da estrutura geotécnica que compartilham características comuns em seu processo construtivo, podendo representar, por exemplo, faixas de liberação de camadas ou uma praça de serviço que possuirão controle topográfico e/ou geotécnico específicos.

No Geolabor, as áreas são criadas para agrupar, logicamente, informações de camadas e suas respectivas amostras e ensaios, permitindo o controle individualizado do atendimento às especificações técnicas do projeto.

A criação das áreas é feita no modo edição das subdivisões de uma obra.

Elas possuem os seguintes atributos a serem definidos em seu cadastro:

  • Nome

  • Cota Inicial: Valor da elevação inicial da área, em metros.

  • Volume Inicial

  • Camada Inicial: Número da camada em que a área começou a ser executada. Caso o atributo esteja em branco, será considerado o número 1.

  • Tipo de cálculo: configuração que determina como será efetuado o cálculo de atendimento ao escopo dos ensaios. Caso seja por camada, o cálculo irá considerar a soma de volumes informados para cada camada compactada da área. Caso seja por lançamento de volume, o cálculo irá atribuir para as camadas um volume proporcional, no período de lançamento em que a mesma estiver inserida.

  • Status: O status da área pode ser “em andamento” ou “finalizada”. Caso a área esteja finalizada, não será possível inserir, no momento de criação, novas amostras na área.

  • Especificações Técnicas: Código do documento das especificações técnicas. O campo é exibido nos boletins de ensaio das amostras vinculadas à área.

Isto respondeu à sua pergunta?