Ir para conteúdo principal
Geolabor LIMS
Produto avatar
Escrito por Produto
Atualizado há mais de uma semana

Sistema voltado para gestão dos processos e atividades de um laboratório de Geotecnia, com automação desde a coleta da amostra até a entrega dos resultados de ensaios. Os aplicativos utilizados na solução são Laboratório, Campo, Cliente e Planejamento.

O objetivo do LIMS (Laboratory Information Management System) é centralizar, em um mesmo ambiente digital, todas as informações dos laboratórios, sejam elas gerenciais ou técnicas, tendo como base os requisitos da ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017.

No Geolabor LIMS, podem ser criados inúmeros laboratórios, que poderão compartilhar os modelos existentes dentro do sistema, cada um com controle de acesso, responsabilidades de usuários, controle de equipamentos e tipos de ensaios específicos. Os equipamentos que serão utilizados nos ensaios também são inseridos dentro do sistema, informando o tipo e os respectivos atributos. Em seguida, estes equipamentos são cadastrados dentro dos laboratórios, informando os dados específicos. Além disso, são também configurados os relatórios e quadros resumo. É possível definir a ordem de exibição dos procedimentos, o que será exibido, e selecionar as amostras, os ensaios, atributos e fotografias. Por último, os procedimentos e ensaios devem ser criados.

Os procedimentos no Geolabor consistem em parâmetros de entrada, determinações, cálculos, gráficos e validações, e os ensaios são grupos de diferentes procedimentos. Para um tipo de ensaio, é permitida a configuração de corpos de prova, estágios (utilizados nos ensaios de adensamento), gráficos e layout do relatório de resultado. Um dos grandes diferenciais do Geolabor é a existência de um editor de cálculos com uma sintaxe própria dentro do sistema, utilizado, entre outras coisas, na criação dos procedimentos dos ensaios, o que garante flexibilidade para o desenvolvimento, manutenção e alteração dos modelos padrões de cálculo dos ensaios. Ao contrário das planilhas eletrônicas, o sistema é inviolável, logo, usuários que não possuam permissão para fazer alterações nessas configurações do Geolabor não irão conseguir alterar qualquer campo de um ensaio, seja ele de entrada ou de cálculo.

No aplicativo Planejamento, é realizado o cadastro de um contrato, onde o usuário poderá indicar as suas informações básicas, informar quais empresas envolvidas nele, definir o seu escopo, inserindo uma planilha de quantidades e preços, informar os colaboradores da contratada mobilizados naquele contrato e, caso queira, anexar no sistema a sua documentação para futura consulta.

Em seguida, é realizado o cadastro de uma campanha. As campanhas são as segmentações dos contratos em subcontratos ou subprojetos. Além do cadastro das suas informações básicas, como nome, responsáveis e datas, é possível também anexar e visualizar a documentação elaborada pelas partes (plano de trabalho, projeto de engenharia, especificações técnicas, etc). No Geolabor, os serviços serão executados, obrigatoriamente, em uma campanha. Os contratos podem possuir múltiplas campanhas, ou somente uma. Nas campanhas, também são vinculadas ou cadastradas as amostras de laboratório. No aplicativo Laboratório é realizado o registro do recebimento de amostras. Após o recebimento das amostras, o próximo passo no fluxo é a programação dos ensaios a serem executadas em cada uma delas.

Após a programação dos ensaios nas amostras, é realizada a execução e consequente emissão de relatórios. Os resultados dos ensaios e relatórios são disponibilizados automaticamente às partes interessadas. A partir do momento que um ensaio do laboratório é aprovado, os usuários que possuem permissão de acesso poderão visualizar o relatório individual do ensaio e extrair o arquivo .csv com os seus dados brutos.

Isto respondeu à sua pergunta?