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Geolabor Investigações de Campo
Geolabor Investigações de Campo
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Atualizado há mais de uma semana

A solução Investigações de Campo do Geolabor coordena todo o fluxo de informações existente nas investigações geotécnicas e geológicas in situ, promovendo o controle, acompanhamento e gestão das informações técnicas e gerenciais geradas em investigações geotécnicas e geológicas de campo, como sondagens e ensaios de infiltração e perda d'água, centrada em dois pontos principais: boletins de campo digitais e relatórios diário de obra.

Para a gestão das investigações de campo, são automatizadas as fichas de cálculos, assim como a emissão dos logs de sondagens. Os dados são inseridos no sistema pelo usuário conforme os padrões de cálculo e apresentação previamente definidos. Para o gerenciamento das atividades em campo, existem recursos para o planejamento, registro e acompanhamento. Dentro de cada projeto são definidos o escopo dos serviços, os recursos e os pontos de investigações que serão executados. O usuário elabora diários de obra (RDO) e o preenchimento é guiado pelo sistema, de forma a garantir o detalhamento específico para cada contexto. Os aplicativos utilizados na solução são Laboratório, Campo, Cliente, Planejamento e Serviços Campo.


O sistema pode ser configurado em dois principais tipos: a criação de atividades, que irão compor a lista única para todos os fornecedores e serão utilizadas para os apontamentos em campo, nos Diários de Obra; e a criação dos modelos de boletins de campo digitais para as sondagens e ensaios de campo, definindo todos os cálculos e verificações.

Em sequência, os fornecedores são cadastrados, assim como seus contratos, escopo de fornecimento, colaboradores e recursos. Além disso, são criados todos os Pontos de Investigação, isto é, locais onde serão executadas investigações geotécnicas ou geológicas in situ.

Após estes cadastros prévios, no aplicativo Geolabor Campo, inicia-se a etapa Execução. A informação é gerada em campo, nas frentes de serviço, portanto o aplicativo Campo é o intermédio entre o trabalho realizado e todo o Geolabor. Esta inserção irá alimentar as demais aplicações, e compor a base de dados do sistema.

Para as informações gerenciais, serão elaborados diários de obra, e, para as técnicas, os boletins de campo digitais. Nos dois casos, o input é feito dentro dos pontos de investigação, que estão contextualizados em projetos e contratos. Logo, tanto o histórico de atividades, com duração, observações operacionais, referências ao escopo do contrato etc, quanto os dados geotécnicos/geológicos, estão organizados e contextualizados no sistema, com referência a um local geográfico.

Na sequência, inicia-se o Acompanhamento, com recursos para verificação e conferência tanto dos diários de obra, quanto dos boletins de sondagem. Como todos os dados estão no sistema, são gerados relatórios automáticos, que são disponibilizados para as partes interessadas e podem ser aprovados ou comentados. Por fim, é feita a medição dos serviços, de maneira evidenciada e automática. Como resultado da utilização do sistema, tem-se uma base de dados extremamente organizada e categorizada.

Todas as empresas, contratos e campanhas são cadastradas. Para o sistema, o contrato representa um projeto de prestação de serviços entre uma empresa contratante e uma contratada, incluindo todo o escopo de atividades e vigência. As campanhas compõem os contratos, e podem também ser entendidas como subcontratos, projetos ou parcelas do contrato completo, com escopo e vigência reduzidos.

Fluxo hierárquico entre contratos e campanhas no Geolabor

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