Após a programação de ensaio em uma amostra, ele estará apto a ser executado. Em seu fluxo de execução, cada ensaio será iniciado, finalizado, calculado, verificado e aprovado, nesta sequência.
Iniciando o preenchimento do ensaio
Para que um usuário execute qualquer ação em um ensaio, é necessário que este seja previamente bloqueado (no ícone do cadeado). Não se preocupe! Bloquear o ensaio significa fazer com que apenas você possa alterar as informações. O objetivo desse bloqueio é impedir que dois usuários editem uma mesma informação simultaneamente, evitando concorrência na entrada das dados.
Após o bloqueio, o usuário conseguirá executar etapas do fluxo do ensaios para as quais ele tenha permissão, conforme apresentado abaixo:
Em cada etapa do fluxo, será registrado o nome do usuário e a data e hora de aprovação no momento do clique no botão, como pode ser percebido acima.
Com o ensaio bloqueado, é possível inserir ou editar as informações de execução (campos de entrada dos procedimentos) a qualquer momento entre seu início e sua aprovação/ reprovação.
Os campos de entrada são apresentados na cor branca, enquanto os campos calculados pelo Geolabor são apresentados na cor cinza.
Normalmente, um ensaio apresenta um conjunto de diferentes procedimentos que podem ser acessados a partir da barra lateral a esquerda da tela.
Alguns procedimentos apresentam seções do tipo "Determinações". Nelas é possível adicionar mais determinações clicando no botão "+", exibido abaixo.
É importante ressaltar que o Geolabor salva automaticamente todos os dados inseridos. Portanto, pode-se deixar a página de execução do ensaio a qualquer momento sem perda de informações.
Entendendo o fluxo de etapas de um ensaio
Após concluir o preenchimento de todos os dados de entrada, deve-se clicar no botão "Finalizar" ou "Refugar", conforme o caso. Após o clique, o ensaio prosseguirá para as próximas etapas.
O responsável por verificar cada fase precisa deferi-la. Isso significa que serão clicados nos botões "Finalizar" > "Encerrar Cálculo" > "Verificar" > "Aprovar", nesta sequência. Ao fim de todo o processo, o ensaio será considerado "Aprovado".
As etapas podem ser concluídas por pessoas diferentes ou pela mesma pessoa, caso esta tenha a permissão necessária no Geolabor.
Recomenda-se criar uma rotina de aprovação adequada e específica para a rotina do laboratório, incluindo todos os profissionais que geralmente são responsáveis por conferir o preenchimento de ensaios. Dessa maneira, será garantida a veracidade e adequação dos valores inseridos.